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Sete dicas para não desistir dos treinos na academia

Saiba como manter a motivação e não abandonar os exercícios físicos precocemente

Malhar em companhia de amigos torna a atividade mais agradável e ajuda a manter a motivação para ir treinar — Foto: Istock Getty Images

– As pessoas não têm tantas experiências de práticas de movimento, geralmente se conhece o que se vê na televisão ou o que a pessoa ao lado faz. Mas, na verdade, existe uma gama enorme de atividades que podem ser experimentadas. Faça mais de uma aula, por exemplo. Pode haver vários fatores para não gostar, como: você não estava num dia legal, não comeu, não dormiu bem, o professor não estava bem. É sempre bom tentar mais uma vez, não ter medo de tentar – indica Thabata

5. Vá no seu ritmo

Cada pessoa tem um perfil, um biotipo e uma história de vida diferente. Levando isso em consideração, o respeito às limitações é fundamental para entender o processo de evolução de cada um. Não é necessário forçar a barra em exercícios desnecessários a ponto de criar um momento ruim que leve ao desânimo. É uma espécie de autoconhecimento para ir no seu ritmo, sem pressa, inclusive prevenindo possíveis lesões.

6. Registre a evolução

Para visualizar o real avanço em seus treinos, procure anotar num caderno o quanto está evoluindo. Coisas como o começo de uma nova atividade ou o alcance daquela meta desejada. Pouco a pouco, essas anotações vão mostrar o quanto o esforço está valendo a pena. São pequenas vitórias que têm um valor imenso, sobretudo na parte emocional.

7. Procure ajuda profissional

É de suma importância contar com ajuda profissional ao entrar na academia. Não dispense o auxílio de um educador físico, que pode auxiliar a fazer os exercícios da forma correta e passar orientações apropriadas para o seu perfil. Da mesma forma, conte com um psicólogo do esporte, no caso de precisar manter a motivação e hábito nos treinos.

– Existe um tabu que precisa ser quebrado a respeito do psicólogo do esporte, pois só o procuram quando possuem algum transtorno. Na prática, a atuação desse profissional é muito diferente ao da clínica. Ele é preventivo, para cuidar que você não tenha algum transtorno – completa Thabata.

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